O
peoplemeter, aparelhinho distribuído em 930 residências de São Paulo é parecido
com esse da foto.
Encontrei
uma matéria na internet explicando como funciona essa metodologia que deveria
importar apenas ao mercado e executivos, porém anda virando pauta de
jornalistas e motivo de desespero para telespectadores.
Importante
frisar que, muita gente não sabe como funciona essa medição e com a divulgação
desses números (que sempre ocorreu), o telespectador passa a ser estimulado a
mudar de canal, ainda mais com o clamor das redes sociais como o Twitter.
Leia:
"O
Peoplemeter funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio
de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados
- o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas
de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na
Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio
para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real onde o
resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.
Em
outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e
divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da
computação dos dados.
A
maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com apenas 930 aparelhos
instalados. Cada peoplemeter (1 ponto na audiência) equivale a 65 mil
televisores. Uma amostragem.
Não é possível definir um padrão de margem de
erro, já que ela depende da quantidade de domicílios que colaboram e do índice
de audiência estimado de cada minuto, logo varia continuamente.
Por
contrato, os resultados do levantamento não podem ser exibidos ao vivo nos
programas, com o intuito de não estimular uma mudança de hábito que possa
ajudar ou prejudicar alguma emissora."
Fonte: UOL Marcilio Kimura - 13/09/2005
Nota:
Na época dessa matéria, 2005, as redes sociais não tinham força, portanto não
havia esse poder pra saber de imediato o número de determinado programa.
Atualmente, alguns perfis no Twitter, postam minuto a minuto essa amostragem.
Ou seja?
Os
números divulgados são na verdade frutos de 930 peoplemeters instalados em 930
casas. Entendeu?
Não
adianta ligar no seu programa preferido pra ele dar mais "ibope". Se
você não é um dos "sortudos" que possuem o peoplemeter (como a foto
acima), sua audiência não será contabilizada.
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