segunda-feira, 21 de julho de 2014

Essas maravilhosas capas de discos e suas poses estranhas

Se existe um componente que chama a minha atenção numa novela, é a sua trilha sonora. Sim, música. Muita música. Há novelas que são lembradas unicamente por suas trilhas e há músicas que remetem imediatamente à história: "Aquela música da novela tal é linda!"... Atualmente, as trilhas têm deixado a desejar, incluindo a falta de cuidado com as capas, que, no passado, tinham fotos exclusivas e muito bem feitas dos atores de sucesso. Era o maior barato aguardar os lançamentos e descobrir que ator ou atriz ilustrariam a capa. Separei algumas capas onde os atores estão em poses curiosas. 
Segue a lista:
Carla Camurati
Carla Camurati era Marília em FERA RADICAL, novela de Walter Negrão, exibida em 1988. Em sua biografia lançada pela coleção Aplauso, ela conta que o figurino esportivo ficou pra Malu Mader, a sua antagonista na trama, enquanto a sua personagem, uma dondoca, ficava restrita aos vestidos e saltos altos. Um dia, ela encontrou uma jaqueta de couro forrada com lã e gola peluda e não tirou mais. Foi preciso que Paulo Ubiratan sumisse com a peça. "Mas pelo menos, na capa do disco, estou eu lá, com minha jaqueta adorada", diz. 
Esteticamente, é um capa bonita. Há uma combinação perfeita entre a cor neutra do fundo, com o vermelho do batom e da logomarca. A tal gola peluda também traz um contraste interessante. No entanto, chama a atenção a sua pose: pescoço "quebrado" para o lado e apoiando na gola peluda. 

Angelo Antônio
Um dos maiores destaques da novela de Gilberto Braga, O DONO DO MUNDO, 1991, foi Beija Flor, personagem do então estreante, Angelo Antonio. O rapaz tinha tendências ao marginalismo e fazia surf ferroviário. Só essa razão explica a sua pose na capa da trilha internacional. Estranheza à parte, a foto não deixa de ser bonita.
Andréa Beltrão
Atualmente em reprise no Canal Viva, A VIAGEM foi e continua sendo um sucesso. A trama com temática espírita ainda é capaz de arrebatar o grande público. A sua trilha internacional fez tanto sucesso que, em 2006, na sua segunda reprise, foi relançada com a mesma foto da capa, mas desta vez, sem o nome das músicas. Andréa Beltrão se destacou como a jovem Lisa e seu figurino: bota coturno com meias até o joelho e saia xadrez foi copiado por dez em cada dez jovens da época. Talvez, por isso, tiveram a ideia de colocá-la de bruços e com as pernas cruzadas. Experimente fazer isso! 
Rita Guedes
OLHO NO OLHO,  curiosa novela de Antonio Calmon foi ao ar entre setembro de 1993 a abril de 1994. Não fez sucesso entre os adultos, mas chamou a atenção das crianças e adolescentes. Paranormalidade era o tema central da trama. Dois jovens, um bonzinho e outro malvado, lançavam raios pelos olhos. Exotismos à parte, a trilha internacional era recheada de sucessos e a linda Rita Guedes, que interpretava Pink, uma jovem patricinha, foi a escolhida para estampar a capa do disco. O fundo vermelho deu um realce especial à roupa e logomarca, ambas brancas. Mas o que é aquela mãozinha esquerda no peito? Meiga, não? 
Murilo Benício
Em agosto de 98, Ricardo Linhares estreou a sua primeira novela solo: MEU BEM QUERER. Era mais uma história de universo regional, desta vez, exibida no horário das sete. Ao contrário das outras novelas com temáticas similares, escritas em parceria com Aguinaldo Silva, esta ganhou uma trilha com músicas internacionais. Aliás, belíssimos temas, entre eles, Shaniah Twain com "From This Moment", tema do casal protagonista. Murilo Benício era Antônio, o mocinho. E foi ele o escolhido para ilustrar a capa que tinha o fundo colorido imitando as garrafinhas de areia. Além do excesso de muitas cores, a estranha pose do rapaz deu um resultado estranho. Aliás, que pose é essa, Benício?
Antonio Fagundes
VALE TUDO é uma das melhores novelas da televisão brasileira, quiçá, do mundo. A união de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres possibilitou a criação de um texto perfeito. "Vale a pena ser honesto no Brasil?" - era essa a pergunta que norteava a trama. Antonio Fagundes interpretava Ivan Meireles, um homem disposto a subir na empresa onde trabalha como um simples operador de telex. E foi com o uniforme da TCA (empresa para qual trabalhava) que ele saiu na capa da trilha nacional da novela. Sentado no banquinho e com a mão no queixo, Fagundes não deixa dúvida: que pose esquisita é essa? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário